Propriedades:
Pára-choques
- É um dos polímeros mais baratos, uma vez que pode ser sintetizado a partir de matérias-primas petroquímicas baratas.
- Mais resistente mecanicamente e menos flexível que o polietileno. Este material pode ser submetido a temperaturas de 120ºC sem se deformar.
- Possui boa resistência química, à humidade e ao calor. Apresentauma baixa densidade, boa dureza superficial e estabilidade dimensional. Têm boa resistência à flexão, podendo ser utilizado em produtos como rótulas.
Pára-choques
(polipropileno)
- Inicialmente eram pretos e pouco resistentes ao sol, desbotavam facilmente.
- Os compostos de PP obtiveram melhorias técnicas que os impulsionaram no mercado dos plásticos de engenharia.
- A tecnologia de produção da resina melhorou: melhor balanço da relação rigidez/impacto; desenvolveram-se novas cargas minerais para estes compostos.
- Maior resistência à temperatura (até 110ºC), melhor estabilidadedimensional, associada a um alto índice de fluidez, permitindo produzir peçasde paredes mais finas.
- Aumento da resistência ao 'risco', conseguindo entrar nos carrosditos topo de gama.
- Actualmente este material tem melhores características, melhor fixação, tanto da cor natural, como da pintura.
- Pode ser fabricado por injecção ou termoenformação.
Guarda-Lamas (Renault)
- Até 1997, 90% das peças de plástico eram pintadas fora da linha de montagem, geralmente pelos próprios fornecedores.
- Os pontos críticos sempre foram as acentuadas dilatações do material, rigidez da peça e a sua incompatibilidade com os processos de pintura e montagem em série.
- A GE Plastiquesdesenvolveu um termoplástico condutor produzido a partir de poliamidae poliproplileno, impregnado de carbono (resistência mecânica e térmica semelhante à dos materiais compósitos).
- Liga de 2 polímeros de estruturas diferentes (cristalina e amorfa, combinação necessária para obter estabilidade a 170 ºC), um elastómero resistente a pequenos choques e um carga de cor preta que lhe confere propriedades condutoras muito próximas das do aço, permitindo a pintura por deposição electroestática.
- Plástico condutor cuja resistência térmica permite suportar as condições de pintura da linha de montagem.
- Em 1997, a Renault desenvolveu uma nova técnica de fixação, designada por fixação deslizante, que permite completar a montagem total da carroçaria antes da pintura, integrando todos os materiais diferentes que a compõe. A linha é assim mantida na sua sequência e ritmo normais, permitindo a produção em grandes quantidades.
- Foi necessário considerar: o papel do guarda-lamas na segurança no veículo, a interface com as restantes partes da carroçaria, o processo de fabrico, as técnicas de tratamento e montagem, as normas ambientais, os requisitos de "desmontabilidade" –em caso de reparações e choques.
- Quanto à segurança, a resistência a pequenos choques é fundamental, uma vez que 50% dos acidentes ocorrem a menos de 8 Km/h, sendo frequentemente o guarda-lamas a parte mais afectada.