Aplicações do polipropileno nos automóveis (Pára-choques, Guarda-Lamas):

Propriedades:
  • É um dos polímeros mais baratos, uma vez que pode ser sintetizado a partir de matérias-primas petroquímicas baratas.
  • Mais resistente mecanicamente e menos flexível que o polietileno. Este material pode ser submetido a temperaturas de 120ºC sem se deformar.
  • Possui boa resistência química, à humidade e ao calor. Apresentauma baixa densidade, boa dureza superficial e estabilidade dimensional. Têm boa resistência à flexão, podendo ser utilizado em produtos como rótulas.

Pára-choques
(polipropileno)
  • Inicialmente eram pretos e pouco resistentes ao sol, desbotavam facilmente.
  • Os compostos de PP obtiveram melhorias técnicas que os impulsionaram no mercado dos plásticos de engenharia.
  • A tecnologia de produção da resina melhorou: melhor balanço da relação rigidez/impacto; desenvolveram-se novas cargas minerais para estes compostos.
  • Maior resistência à temperatura (até 110ºC), melhor estabilidadedimensional, associada a um alto índice de fluidez, permitindo produzir peçasde paredes mais finas.
  • Aumento da resistência ao 'risco', conseguindo entrar nos carrosditos topo de gama.
  • Actualmente este material tem melhores características, melhor fixação, tanto da cor natural, como da pintura.
  • Pode ser fabricado por injecção ou termoenformação.

Guarda-Lamas (Renault)
  • Até 1997, 90% das peças de plástico eram pintadas fora da linha de montagem, geralmente pelos próprios fornecedores.
  • Os pontos críticos sempre foram as acentuadas dilatações do material, rigidez da peça e a sua incompatibilidade com os processos de pintura e montagem em série.
  • A GE Plastiquesdesenvolveu um termoplástico condutor produzido a partir de poliamidae poliproplileno, impregnado de carbono (resistência mecânica e térmica semelhante à dos materiais compósitos).
  • Liga de 2 polímeros de estruturas diferentes (cristalina e amorfa, combinação necessária para obter estabilidade a 170 ºC), um elastómero resistente a pequenos choques e um carga de cor preta que lhe confere propriedades condutoras muito próximas das do aço, permitindo a pintura por deposição electroestática.
  • Plástico condutor cuja resistência térmica permite suportar as condições de pintura da linha de montagem.
  • Em 1997, a Renault desenvolveu uma nova técnica de fixação, designada por fixação deslizante, que permite completar a montagem total da carroçaria antes da pintura, integrando todos os materiais diferentes que a compõe. A linha é assim mantida na sua sequência e ritmo normais, permitindo a produção em grandes quantidades.
  • Foi necessário considerar: o papel do guarda-lamas na segurança no veículo, a interface com as restantes partes da carroçaria, o processo de fabrico, as técnicas de tratamento e montagem, as normas ambientais, os requisitos de "desmontabilidade" –em caso de reparações e choques.
  • Quanto à segurança, a resistência a pequenos choques é fundamental, uma vez que 50% dos acidentes ocorrem a menos de 8 Km/h, sendo frequentemente o guarda-lamas a parte mais afectada.

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